1) Pesquisa
Coleta de dados por todos os meios disponíveis, fazendo o seu processamento para a consolidação das informações necessárias sobre a identidade organizacional, os seus processos funcionais, as necessidades e problemáticas a serem solucionadas.
2) Apresentação de Proposta Preliminar
A partir dos resultados da pesquisa realizada, confeccionar e apresentar uma proposta preliminar definindo os aspectos mais relevantes para uma tomada de decisão do contratante.
3) Análise de benchmarking interno
Todo o processo começa com identificação do conjunto de atividades que diferenciam a empresa em relação à concorrência – capacidades centrais da empresa. No benchmarking interno, procura-se encontrar a melhor prática em cada atividade de produção e gerenciamento dentro da ótica do grau de eficiência, fundamentando a decisão do que terceirizar frente ao imperativo dos fatores econômicos.
4) Análise de benchmarking externo
O benchmarking externo compreende, dentre outros elementos relevantes, a avaliação e definição do acordo sobre o nível de serviço e as curvas de eficiência.
5) Negociação de contrato
A fase de negociação do contrato compreende a formalização da relação entre as partes: tipo de relacionamento, tempo de duração, objetivos definidos, os critérios de avaliação e os procedimentos em casos de controvérsia.
6) Apresentação de Projeto de Gestão
Construção e apresentação do Projeto de Gestão definindo o modelo, os objetivos, os requisitos de satisfação, as fases, as ações e as metas do processo de terceirização a ser aplicado, a partir da coleta e avaliação de toda informação disponível sobre o funcionamento da organização e o processo de terceirização requerido.
7) Execução e gerenciamento da terceirização
Aplicação do Projeto de Gestão e análise continuada de resultados na interação permanente com o contratante na avaliação do atingimento das metas e resultados e na avaliação de satisfação, no alinhamento e direcionamento dos trabalhos.
Apresentação de relatórios mensais, ou de menor periodicidade, conforme necessidade, documentando o trabalho realizado, apresentando os índices de avaliação de qualidade, eficiência e eficácia segundo os parâmetros acordados, visando o atesto e o aperfeiçoamento constante dos serviços prestados.
Na execução e gerenciamento do Projeto de Gestão e as ações e iniciativas dele decorrentes, aplica-se a metodologia do PMBOK em gerenciamento de projetos, com suporte de tecnologias necessárias para melhorar a qualidade e eficácia do processo de gestão, monitoramento e avaliação de todas as atividades.