Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais”
A biodiversidade que há na zona territorial da cidade compreende animais silvestres, animais exóticos, animais domésticos e animais de estimação.
- Animais Silvestres ou selvagens são aqueles nativos de vida livre, originalmente próprios da biodiversidade da cidade, nos seus diversos ecossistemas. São ainda aqueles que não tiveram influência e hábitos de convívio com os seres humanos.
- Animais Exóticos são aqueles que são oriundos de países estrangeiros ou não originalmente próprios da biodiversidade da cidade, sendo geralmente trazidos e criados como animais de estimação.
- Animais Domésticos são aqueles que passaram por um processo contínuo e sistemático de domesticação, geralmente não desfrutando de vida livre e tendo relação próxima e intensa com o ser humano.
- Animais de Estimação Animal é um animal de companhia na vida quotidiana, que se distingue por ser estimado pelo seu tutor ou por estar em sua companhia no local onde tem domicílio ou onde se encontra, se está em trânsito ou situação de rua. É selecionado pelos seres humanos principalmente para o convívio, companheirismo e divertimento. Ele pode ser usado como guia ou para outras funções, mas geralmente mantendo com o ser humano uma relação de companhia, interação, dependência ou afeição.
A Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais” procura pensar a Cidade na perspectiva da sua relação com a biodiversidade animal, que envolve animais silvestres, exóticos, domésticos e de estimação, no contexto da ecologia humana e da saúde coletiva, buscando promover pesquisas e projetos voltados para a saúde e o bem-estar dos animais, enquanto parâmetro interveniente e relevante para a saúde integral da população da cidade.
A ilustração a seguir apresenta algumas temáticas de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos que poderão ser trabalhados pela Central de Projetos “Cidade Amiga dos Animais”.
Pesquisas e Projetos específicos podem ser desenvolvidos para cavalos, gatos, cachorros, dentre outros animais domésticos e de estimação presentes nos Centros Urbanos ou suas circunvizinhanças.
Pesquisa e Projetos específicos podem ser desenvolvidos também para espécies de animais silvestres presentes nos Centros Urbanos, seja sem parques, reservas ou suas circunvizinhanças.