SAÚDE ANIMAL

Centro de Saúde e Bem-Estar Animal

O Centro de Saúde e Bem-Estar Animal, que pode se constituir no seio de diversas unidades da Rede Fractal, tem os núcleos ou departamentos que foram apresentados na ilustração anterior. Na sequência, serão detalhados, um a um, todos os setores desses núcleos.
      a) Medicina Veterinária do Coletivo

  • O Núcleo da Medicina Veterinária do Coletivo tem por finalidade melhorar a saúde e o bem-estar dos animais que não possuem um domicílio, vivem em situação de risco, vivem em abrigos de acolhimento, acompanham pessoas em situação de rua, estão em comunidades urbanas ou rurais de baixa renda e famílias ou grupos, carentes, que não possuem condições de renda mensal per capita para arcar com integralidade das despesas da assistência necessária.

    O tutor, a família, o grupo ou a organização aos quais o animal está vinculado arcarão necessariamente, até por questões didáticas e de sustentabilidade, com a parcela financeira que estiverem aptos a contribuir, com exceção dos casos que sejam integralmente subsidiados por recursos governamentais e que a legislação respectiva ao caso assim o exija. 

    Fazem parte do Núcleo de Medicina Veterinária do Coletivo os seguintes departamentos que serão apresentados.

    • Atendimento Clínico

    Destina-se aos atendimentos voltados para a Saúde e bem-estar do animal por médico veterinário e equipe de especializada, envolvendo diagnóstico, exames, procedimentos veterinários, indicação de tratamentos, cirurgias e outros procedimentos.

    • Internação

    Destina-se a hospedagem e tratamento de animais que necessitam de cuidados prioritários e monitoração constante a fim de que se possa fazer um acompanhamento sob observação médica contínua e especializada.

    • Abrigo Provisório

    Destina-se aos animais que receberam alta da internação, mas ainda necessitam de hospedagem e tratamento por não possuírem um domicílio ou local onde possam ser acolhidos para a continuidade do tratamento ou até que sejam adotados ou possam ser encaminhados para outras instituições especializadas em acolhimento de animais.

    Os Atendimentos Clínicos podem ser realizados por meio das seguintes modalidades de atendimento que serão descritas a seguir.

    • Unidade Atendimento Presencial – atendimentos realizados no âmbito de uma unidade física de Centro de Saúde e Bem-Estar Animal.
    • Atendimento em Interfaces Digitais/Virtuais – atendimentos realizados com o uso de equipamentos e infraestrutura de telemedicina, assim como interfaces digitais/virtuais e outros meios de comunicação diversos, naquilo que possa ser feito por médicos veterinários e equipe especializada em termos de atendimentos à distância.
    • Atendimento In Company – atendimentos realizados no âmbito da estrutura física de abrigos e outras organizações de acolhimento de animais, estruturas físicas cedidas por comunidades beneficiárias e demais organizações públicas e privadas demandantes, conforme disponibilidade, programação e agendamento.
    • Os Núcleos de Atendimento em Instalações Itinerantes e Unidades Móveis, conforme programação e agendamento, realiza os atendimentos nas comunidades beneficiárias onde se encontram os animais a serem atendidos, fazendo a montagem das instalações de atendimento, utilizando tendas, barracas e estruturas montáveis, com toda a infraestrutura necessária para, no período definido, receber a população local e realizar os atendimentos. Podem também ser utilizadas unidades móveis, que possuem toda a infraestrutura necessária para os atendimentos itinerantes da população no local em se encontram de forma ágil e eficiente.
    • Os Núcleos de Atendimento Domiciliar utilizam a metodologia de realizar os atendimentos na residência das famílias onde os animais a serem atendidos tenham domicilio ou tenham sido acolhidos, onde a equipe de profissionais de saúde, os equipamentos e a infraestrutura necessária são transportados até o domicílio de atendimento, conforme programação e agendamento para os casos que assim se façam necessários.

    A ilustração a seguir apresenta essas modalidades que se constituem em setores de atendimento clínico especializado, buscando por todos os meios prestar o atendimento ou levar o atendimento aos animais que estejam necessitados.

b) Núcleo de Biotecnologia da Reprodução e Acompanhamento Populacional

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a biotecnologia da reprodução, as tecnologias de reprodução assistida, epidemiologia da reprodução e ao manejo populacional e reprodutivo de animais domésticos, especialmente aqueles em situação de risco pelo abandono ou pela falta de condições socioeconômicas de seus tutores, buscando auxiliar a promoção da saúde das comunidades, o bem-estar animal e o equilíbrio ambiental.

c) Núcleo de Alimentação Animal

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a alimentação animal, buscando o tratamento e manutenção da saúde, assim como bem-estar do animal. Fornece também a alimentação aos animais no setor de internação e no abrigo transitório.

d) Farmacologia Veterinária

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a alimentação animal, buscando o tratamento e manutenção da saúde, assim como bem-estar do animal. Fornece também a alimentação aos animais no setor de internação e no abrigo transitório.

e) Diagnósticos e Exames Veterinários

Destina-se a promover pesquisas, orientações, projetos e ações relacionadas com a realização e interpretação de exames de laboratório e diagnóstico de imagem, assim como outros exames especializados e outras tecnologias para diagnósticos. Desenvolve também diagnósticos e exames solicitados para os animais presentes no setor de internação e no abrigo transitório.

f) Núcleo de Ações Educativas

Destina-se a projetos e ações de educação sobre guarda responsável, temáticas relacionadas com a prevenção de doenças e a manutenção da saúde do animal. 

g) Núcleo de Campanhas

Destina-se ao planejamento e a execução de campanhas de vermifugação, vacinação, adoção e guarda responsável, prevenção de zoonose, controle de infestações por ectoparasitas, entre outras.